Medidas de segurança foram intensificadas em resposta a ataques
A Polônia acionou caças após drones russos invadirem seu espaço aéreo. A operação inclui medidas de segurança intensificadas e fechamento de aeroportos.
A Polônia acionou caças próprios e de países da Otan após drones da Rússia invadirem o espaço aéreo do país, segundo as Forças Armadas polonesas. As aeronaves levantaram voo na madrugada de quarta-feira (10), pelo horário local — noite de terça-feira (9), no Brasil. A operação inclui medidas de segurança intensificadas e fechamento de aeroportos.
Medidas de segurança intensificadas
O governo polonês afirmou que sistemas de defesa antiaérea foram ativados e colocados no “mais alto nível de prontidão”. Autoridades locais alertam que o maior risco se concentra nas áreas do leste do país, próximas à fronteira com a Ucrânia e Belarus. O Exército recomendou que a população permaneça em casa enquanto a situação é monitorada.
Impacto nas operações aéreas
Alguns aeroportos da Polônia precisaram ser fechados por causa dos drones, incluindo o de Varsóvia. O vice-ministro da Defesa polonês, Cezary Tomczyk, informou que todos os serviços do país estão sob alerta e que o presidente e o primeiro-ministro foram notificados sobre a operação.
Situação na Ucrânia
A Força Aérea da Ucrânia havia afirmado que drones russos entraram no espaço aéreo polonês e representavam uma ameaça para a cidade de Zamosc. No entanto, a mensagem foi rapidamente apagada do Telegram. Durante a madrugada, boa parte da Ucrânia ficou sob alerta aéreo, incluindo regiões próximas à fronteira com a Polônia.