Ponta Grossa amanhece com 3,1°C e se destaca entre as cidades mais frias do Paraná

Massa de ar seco e frio derruba temperaturas no Paraná

Ponta Grossa amanhece com 3,1°C e entra na lista das 16 cidades com os menores termômetros registrados nesta sexta-feira (18), segundo o Simepar. A frente fria que passou pelo Paraná na quinta-feira (17) trouxe chuvas fracas em algumas regiões e, logo depois, deu lugar a uma intensa massa de ar frio e seco.

Essa virada no tempo fez com que o amanhecer de hoje fosse o mais gelado do mês em praticamente todo o estado. Além de Ponta Grossa, os termômetros chegaram a 1,1°C em Palotina e 3,4°C em Palmas. Em Curitiba, a mínima caiu de 7,4°C para 6,9°C apenas entre 6h e 8h da manhã.

Frio bate recorde em 16 cidades

Além de Ponta Grossa amanhecer com 3,1°C, outras 15 cidades registraram suas mínimas mais baixas de julho: Altônia, Apucarana, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cianorte, Cornélio Procópio, Guaíra, Loanda, Londrina, Maringá, Palmital, Palotina, Paranavaí, Toledo, Ubiratã e Umuarama.

O Simepar explica que a quinta-feira (17) teve temperaturas mínimas invertidas, ou seja, as menores temperaturas do dia foram registradas à noite, e não ao amanhecer. A queda foi brusca em cidades como Altônia (de 22,5°C para 9,6°C) e São Miguel do Iguaçu (de 21,2°C para 8,9°C).

Fim de semana gelado, mas com sol

O frio continua neste sábado (19), com mínimas abaixo de 10°C em várias regiões, especialmente no Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Há chance de geadas fracas em áreas mais abrigadas.

As temperaturas sobem um pouco à tarde. Curitiba deve variar entre 5°C e 18°C; Guarapuava entre 5°C e 20°C; e Maringá entre 9°C e 25°C. Em Ponta Grossa, a mínima segue baixa, reforçando o destaque da cidade nesta onda de frio.

No domingo (20), o frio segue no amanhecer, com possibilidade de nevoeiro em áreas do Sul, Centro e Leste do Paraná. Em Palmas, por exemplo, a mínima será de 6°C e a máxima de 20°C. Em Londrina, os termômetros vão de 9°C a 23°C.

Umidade baixa aumenta risco de queimadas

Apesar da queda de temperatura, a falta de chuvas mantém os níveis de umidade relativa do ar muito baixos. Em Londrina, chegou a 29,8%; em Loanda, 26%. A condição eleva o risco de incêndios florestais, principalmente no Norte do Estado, e prejudica a qualidade do ar.

Simepar monitora em tempo real

O Simepar conta com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas. A estrutura permite ações rápidas da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em casos de eventos extremos como secas, geadas e temporais.

A previsão do tempo completa e atualizada está disponível no site www.simepar.br, com informações detalhadas para os 399 municípios do Paraná.

Fique por dentro das notícias também no instagram. Clique aqui!

  • Veja também:

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!