Ponta Grossa conquista pela 5ª vez a Nota A e se consagra referência em gestão fiscal

Ponta Grossa conquistou, mais uma vez, a Nota A na avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag), divulgada pelo Tesouro Nacional nesta quarta-feira (23). Ponta Grossa conquista pela 5ª vez a Nota A na Capag e se consagra como exemplo nacional de responsabilidade fiscal. O feito, inédito na história do município, consolida cinco anos consecutivos de excelência, entre 2021 e 2025.

Gestão responsável garante resultados históricos

O reconhecimento veio graças ao compromisso da Prefeitura com a boa aplicação dos recursos públicos. A Capag leva em conta três critérios essenciais: liquidez, poupança corrente e endividamento. Em todos, Ponta Grossa atingiu os melhores níveis, comprovando uma gestão eficiente e equilibrada.

Ponta Grossa conquista pela 5ª vez a Nota A na Capag e, com isso, reforça sua credibilidade junto a investidores e órgãos financiadores.

Investimentos estratégicos viram realidade

Com a nota máxima, a cidade pode acessar financiamentos com garantias da União, o que viabiliza grandes obras. Segundo o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, empreendimentos como a UPA Uvaranas e o maior programa de pavimentação da história da cidade só foram possíveis graças à classificação.

“Nota A representa confiança e planejamento. É como um selo de aprovação que abre portas e atrai oportunidades”, destacou.

Responsabilidade também nas áreas essenciais

A Capag não avalia apenas os números frios do orçamento. O relatório mostra que o município está em dia com todas as obrigações legais. Na Saúde, Ponta Grossa investe 22,10% — bem acima do mínimo exigido, que é 15%. Na Educação, o índice é de 26,63%, superando o piso constitucional de 25%.

Prefeita comemora: “Somos penta!”

A prefeita Elizabeth Schmidt celebrou a conquista. “Ponta Grossa conquista pela 5ª vez a Nota A na Capag e isso mostra que estamos no caminho certo. Este resultado confirma que é possível administrar com seriedade, planejamento e foco no bem-estar da população. Ainda temos muito a realizar.”

Selo de qualidade para o futuro

A classificação Capag funciona como uma análise de crédito oficial feita pelo Tesouro Nacional. Somente cidades com Nota A podem contratar empréstimos com aval da União. Desde 2021, Ponta Grossa figura entre os poucos municípios brasileiros com esse selo de excelência.

Mais do que um número, essa nota reflete uma gestão comprometida com o presente e preparada para o futuro.

Fique por dentro das notícias políticas também no instagram. Clique aqui!

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!