Ponta Grossa está entre as líderes nacionais em saneamento, segundo a 17ª edição do Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil, divulgada nesta terça-feira (15). O município aparece na 13ª posição entre as 100 maiores cidades do Brasil, destacando-se pela excelência nos serviços de água e esgoto. O levantamento reafirma o compromisso da cidade com a saúde pública, a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.
A presença de Ponta Grossa entre as líderes nacionais em saneamento reforça o impacto positivo dos investimentos da Sanepar, que já aplicou R$ 8,8 bilhões no setor entre 2019 e 2024. No município, 98,5% da população tem acesso à água tratada, e 98,11% à coleta e tratamento de esgoto – números muito superiores à média nacional.
Paraná tem cinco cidades no Top 20
Além de Ponta Grossa, aparecem no ranking Foz do Iguaçu (10º), Maringá (14º), Curitiba (18º) e Londrina (20º). O desempenho coletivo posiciona o Paraná como o segundo estado com mais municípios no Top 20 nacional. Segundo o Instituto Trata Brasil, a média de atendimento à água no país é de apenas 83,1% e de 55,2% para o esgoto – índices muito abaixo dos registrados em território paranaense.
Ponta Grossa como referência nacional
A posição de Ponta Grossa entre as líderes nacionais em saneamento é reflexo direto da atuação da Sanepar, que atende 345 municípios e mantém 100% de cobertura de água tratada nas áreas atendidas. A companhia também coleta esgoto de mais de 81% da população e trata 100% desse volume.
A meta da Sanepar é ainda mais ambiciosa: universalizar o saneamento no Paraná até 2029. Para isso, a empresa prevê mais R$ 11,8 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos, com foco em parcerias público-privadas e eficiência operacional.
Tecnologia, eficiência e futuro sustentável
Maringá, por exemplo, se destacou no ranking com apenas 23,12% de perdas de água tratada, frente a uma média nacional de 45,43%. Esse resultado foi possível graças a tecnologias de monitoramento em tempo real, que também podem ser implementadas em outras cidades, como Ponta Grossa, à medida que os investimentos avançam.
Fique por dentro das notícias também no instagram. Clique aqui!
- Veja também:
-
COP30: ONU Convoca Brasil para Reunião de Emergência em Meio a Crise de Hospedagem em Belém
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) convocou o governo brasileiro para uma reunião extraordinária, visando discutir os preparativos para a COP30, que será sediada em Belém, no Pará, em novembro. A reunião, inicialmente agendada para 11 de agosto, foi remarcada para o dia 14 e será realizada virtualmente. A situação da hospedagem…
-
Estudante do Paraná representa o Brasil na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial na China
Talento paranaense na elite da IA O estudante Samuel Mobilia Mota, do 3.º ano do ensino médio da rede estadual do Paraná, representou o Brasil na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), realizada nesta semana em Pequim, na China. A participação é fruto do desempenho do jovem na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA),…
-
Bolsonaro Busca Ampliar Lista de Visitas no Dia dos Pais e Recorre ao STF
Jair Bolsonaro (PL), em regime de prisão domiciliar, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ampliar a lista de familiares autorizados a visitá-lo no Dia dos Pais. A defesa do ex-presidente formalizou o pedido ao ministro Alexandre de Moraes, buscando incluir sogros, sobrinhas, noras e netas na celebração deste domingo (10/8). O pedido apresentado ao…