Ponta Grossa reduz fila por consultas com especialistas em até 80% no 1º semestre de 2025

Saúde em Ponta Grossa avança com redução no tempo de espera

A Prefeitura de Ponta Grossa encerrou o 1º semestre de 2025 com avanços expressivos na área da saúde. Graças ao investimento de R$ 15 milhões em consultas e exames especializados, em parceria com o Governo do Paraná, a fila de pacientes caiu de forma significativa.

Consultas com especialistas

De janeiro a junho, quase 100 mil consultas com especialistas foram agendadas. Nas áreas de cardiologia e ortopedia, a redução no número de pacientes chegou a 60%. Já em psiquiatria, a queda foi ainda maior: 80%.

Na oftalmologia, a cidade conseguiu atender a uma demanda que já chegou a 8 mil pessoas em espera por consultas e exames.

Tempo de espera menor

O tempo médio entre solicitação, agendamento e consulta foi reduzido para cerca de 30 dias. Em casos como hematologia e tomografia, os pacientes já conseguem agendamento para a semana seguinte.

Segundo a prefeita Elizabeth Schmidt, os resultados refletem a boa gestão dos recursos públicos e o planejamento estratégico. A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Liliam Brandalise, reforça que a ampliação da rede de atendimento foi essencial para o avanço.

Estrutura ampliada

Além das consultas, a Prefeitura investe em obras e contratações para fortalecer o atendimento. Mais de 50 unidades de saúde passam por reformas e modernizações, sendo que metade já foi concluída. Também estão em andamento a construção da nova UPA Uvaranas, dos superpostos Panamá e Borato, além de unidades na Vila Cipa e Jardim Royal.

Com os novos prédios e reformas, mais de 60 médicos e quase 300 profissionais de saúde já foram contratados para atender a população ponta-grossense.

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!