Interdição e motivo da obra
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai interditar, a partir da próxima segunda-feira (18), a ponte sobre o Rio da Várzea, na PR-427, entre a Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, e Campo do Tenente, no Sul do Estado. A medida é necessária para a execução de obra emergencial no tabuleiro da estrutura.
Danos e causas da deterioração
A ponte apresenta danos nos grampos de fixação e nas soldas que ligam as chapas metálicas ao gradil, além de acúmulo de óleo. Segundo técnicos do DER/PR, o desgaste está relacionado ao excesso de peso e velocidade de veículos pesados, aliado às características estruturais e à idade da construção, que está em operação desde o final do século XIX.
Duração da interdição e rotas de desvio
A interdição deve durar até 90 dias. Inicialmente, o bloqueio será total, já que a via é de pista única. Com o avanço dos trabalhos, poderá ser adotado o sistema “pare-e-siga” ou bloqueio apenas no período diurno. Caminhões devem utilizar o desvio pela BR-476 e BR-116. Veículos leves terão como alternativa uma estrada municipal não pavimentada. Toda a área contará com sinalização para orientar os motoristas.
Detalhes da obra
As obras incluem a remoção completa das chapas metálicas, substituição por gradil metálico com fixação adequada, reforço da treliça, melhorias nos acessos, limpeza e pintura. O investimento é de R$ 2,5 milhões, com prazo de conclusão de quatro meses.
Histórico da ponte
A ponte tem 152,95 metros de extensão e pista de 3,3 metros de largura. Construída originalmente para uma ferrovia, foi adaptada para o tráfego rodoviário por volta de 1960.