
Avanço visível nas obras de infraestrutura
A restauração em concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira já avança rapidamente, com impacto direto na mobilidade dos Campos Gerais. Em apenas dois meses, quase um quarto da terraplenagem prevista já foi executado, sinalizando o ritmo acelerado da obra.
A movimentação intensa de solo ao longo da pista já é percebida pelos motoristas que trafegam pela rodovia. O alargamento da plataforma permitirá faixas de tráfego com 3,6 metros e acostamentos de três metros em ambos os sentidos, além de 15,2 quilômetros de terceiras faixas.
Nova drenagem e pavimento de concreto
A obra inclui também a instalação de um novo sistema de drenagem, com drenos profundos, sarjetas e descidas d’água. Já o pavimento será do tipo rígido de concreto, em técnica chamada whitetopping, aproveitando o asfalto existente como base após melhorias.
Com 32,71 quilômetros de extensão, o trecho em restauração vai do entroncamento com a PR-438 em Ponta Grossa até a BR-277 em Palmeira. A execução é administrada e fiscalizada pelo DER/PR, vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

Mais segurança e acessibilidade
Outro destaque da obra é o alargamento da ponte sobre o Rio Forquilha em 4,8 metros, que receberá uma ciclovia bidirecional e passeio para pedestres. Em Palmeira, será construído um novo viaduto para facilitar o entroncamento da PR-151 com vias urbanas importantes.
O investimento total na restauração é de R$ 257.215.000,14, com previsão de entrega para julho de 2027.
Duplicação da rodovia também está em andamento
Paralelamente, está em curso a duplicação da PR-151 entre a BR-376 e a PR-438, em Ponta Grossa. São mais 5,8 quilômetros com aporte de R$ 160 milhões, dentro de um acordo com a concessionária CCR.
“A PR-151 está recebendo investimentos de quase meio bilhão de reais. A duplicação alcança o acesso ao Aeroporto de Ponta Grossa, enquanto a restauração se estende até a BR-277 em Palmeira”, afirma o secretário Sandro Alex.
Operação pare-e-siga exigirá atenção
A fase de aplicação das placas de concreto exigirá alteração no tráfego, com operação pare-e-siga. O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, alerta os motoristas:
“Contamos com a colaboração dos usuários para seguir com paciência e cautela pelo trecho, garantindo a segurança de todos.”

Fique por dentro das notícias também no instagram. Clique aqui!
- Veja também:
[…] morte de Tiago de Morais gerou grande comoção em Ponta Grossa. Aos 41 anos, o motoboy foi vítima de um infarto nesta quarta-feira (28), enquanto recebia […]