A Azul Linhas Aéreas anunciou que cancelará voos de Ponta Grossa e outras 15 cidades brasileiras, conforme comunicado feito ao governo municipal na terça-feira (04). O Aeroporto Sant’Ana será afetado pela medida, que deve entrar em vigor a partir de 10 de março.
A companhia aérea justificou a decisão citando uma série de fatores, como o aumento nos custos operacionais devido à crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar e a disponibilidade de frota. Mais de 16 mil passageiros passaram pelo Sant’Ana em 2024, de acordo com a prefeitura de Ponta Grossa.
Atualmente, a Azul realiza cinco voos semanais entre Ponta Grossa e Campinas, de segunda a sábado, mas a frequência será reduzida para três voos semanais em março. Após o dia 10 de março, a operação será encerrada na cidade. Não há mais possibilidade de compra de passagens para abril no site da companhia aérea.
Uma reunião importante está agendada para esta quinta-feira (06), às 15h30, pela Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil). O encontro definirá o futuro do Aeroporto Sant’Ana e contará com a presença de lideranças públicas e privadas.
Representantes da Prefeitura de Ponta Grossa, como a Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Comercial, Faynara Merege, e o Secretário Municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, estarão presentes, além da presidente da Câmara Municipal, Julio Küller. A prefeita Elizabeth Schmidt foi convidada, mas não participará.
Entidades privadas também marcarão presença, como a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), que enviará seus diretores. A DAF Caminhões e a Tetra Pak também terão representantes no encontro, assim como o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDEPG) e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.
Os deputados estaduais Marcelo Rangel (PSD) e Fabio Oliveira (Podemos), que representam Ponta Grossa, confirmaram presença na reunião. O secretário Sandro Alex, responsável pela pasta de Infraestrutura, confirmou que o governador Ratinho Junior (PSD) não participará, pois estará cumprindo outros compromissos. A reunião será composta por membros da Secretaria de Estado da Fazenda, da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio e do Invest Paraná, que coordena o programa Voe Paraná.
O secretário Sandro Alex destacou que a reunião será conduzida de forma técnica e profissional para definir um cronograma e estratégias para a situação.