Programa Ganhando o Mundo leva alunos paranaenses para intercâmbio inédito na Escócia

O Programa Ganhando o Mundo, maior iniciativa de intercâmbio estudantil do Brasil voltada à rede pública estadual, teve nesta sexta-feira (15) um embarque histórico no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Pela primeira vez, 16 estudantes do Paraná embarcaram para a Escócia, onde passarão cinco meses aprimorando o inglês e vivenciando novas experiências acadêmicas, culturais e pessoais.

Entre os destinos no país, estão cidades como Peebles, Rosyth, Loanhead e Edimburgo. Os alunos vão morar com famílias anfitriãs e estudar em escolas locais, imersos na cultura escocesa.

Histórias que inspiram

Gabriela Mendes, 16 anos, de Araucária, embarcou com uma bandeira do Brasil repleta de mensagens da família e amigos. “Estou calma, mas ansiosa para conhecer minha família anfitriã e fazer novas amizades”, contou.

Ana Izabel da Costa, 17 anos, de Almirante Tamandaré, já conheceu pessoalmente a anfitriã escocesa que a receberá em Rosyth. “Foi uma surpresa enorme. Acho que isso vai facilitar muito a adaptação”, disse.

Ítalo Joaquim Fretola Araújo, 16 anos, de Iporã, quer aproveitar o intercâmbio para assistir a um jogo do Rangers, e Matheus Henrique Gonçalves dos Santos, 16 anos, de Irati, espera aprender mais sobre a profissão de contador com a família que o acolherá em Edimburgo.

Mais que aulas: uma transformação de vida

Segundo o coordenador do programa, Marlon de Campos Mateus, o Ganhando o Mundo tem três pilares: experiência acadêmica, imersão cultural e aperfeiçoamento linguístico. “Os alunos voltam mais autônomos, líderes e questionadores”, afirmou.

Criado em 2022, o programa já beneficiou mais de 2.500 estudantes, professores e diretores. A edição de 2025 tem 1.300 vagas para destinos como Austrália, Canadá, Irlanda, Escócia, País de Gales e Nova Zelândia, além de 100 vagas na versão agrícola, com intercâmbio nos Estados Unidos. Em 2026, serão abertas 2 mil vagas, um recorde.

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!