O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (7/7) os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2025. Os nomes dos aprovados já estão disponíveis para consulta no site oficial do programa, abrindo caminho para a próxima etapa crucial: a comprovação das informações e a efetivação da matrícula.
Para esta edição, o Prouni está ofertando mais de 211 mil bolsas, distribuídas entre integrais (118 mil) e parciais (93 mil). Essa oportunidade abrange cerca de 370 cursos distintos, em 887 instituições privadas de ensino superior espalhadas por todo o país. O programa busca democratizar o acesso ao ensino superior, beneficiando estudantes que, de outra forma, teriam dificuldades em arcar com os custos de uma graduação.
Os candidatos aprovados devem agora se atentar aos prazos e procedimentos para garantir a bolsa. É imprescindível comparecer à instituição de ensino para a qual foram pré-selecionados, na data especificada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. “A confirmação da matrícula depende da apresentação de documentos que comprovem as informações fornecidas durante a inscrição”, ressalta o MEC.
O Prouni é uma iniciativa governamental que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas. O programa é voltado para estudantes brasileiros sem diploma de nível superior, que atendam aos critérios socioeconômicos estabelecidos. A iniciativa tem transformado o cenário da educação no Brasil, ampliando as oportunidades para milhares de jovens.
Fonte: http://www.metropoles.com