Obra histórica para Maringá
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (10), em Maringá, um investimento de R$ 450 milhões para a duplicação do Contorno Sul, um dos principais corredores logísticos da região Noroeste. A obra abrange 12 quilômetros de pavimento em concreto, 17 viadutos, uma ponte, passarelas e pistas marginais.
Solução para o trânsito e segurança
Ratinho Junior destacou que esta é “possivelmente a maior obra dos últimos 30 anos em Maringá” e que ela vai resolver o gargalo na entrada da cidade por Sarandi, um ponto de colapso no trânsito em horários de pico. Segundo ele, o novo contorno vai trazer mais mobilidade e segurança para moradores e motoristas que utilizam a via diariamente.
Participação da sociedade civil
O governador ressaltou que o projeto foi doado pela sociedade civil organizada e que a parceria entre o setor privado e o governo foi essencial para viabilizar a obra. “Criamos um banco de projetos e, por isso, o Paraná vive hoje um volume de obras muito maior que qualquer outro estado do País”, disse Ratinho Junior.
Execução e prazos
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística será responsável pelo repasse dos recursos, enquanto o DER/PR vai fiscalizar a execução. A prefeitura de Maringá ficará encarregada de lançar o edital de licitação, previsto ainda para este ano.
Investimentos em mobilidade urbana
O secretário Sandro Alex classificou a duplicação como uma das obras mais complexas em perímetro urbano do Paraná. Ele destacou que o Estado está investindo quase R$ 1 bilhão em obras no perímetro urbano de Maringá, incluindo a duplicação da PR-317 e o viaduto do Catuaí, que devem ser entregues no início do próximo ano.