Conheça a biblioteca que encanta visitantes no Rio de Janeiro
O Real Gabinete Português de Leitura, no Rio, foi eleito a 8ª biblioteca mais bonita do mundo. Conheça seus tesouros e importância.
O Real Gabinete Português de Leitura, no Centro do Rio de Janeiro, voltou a ganhar destaque internacional ao ser eleito a oitava mais bonita do mundo pelo site 1000 Libraries. O local é famoso pela sua arquitetura imponente e seu acervo valioso, que inclui 350 mil volumes totalmente informatizados.
Importância histórica e cultural
Idealizado por 43 imigrantes portugueses, o Real Gabinete é um importante marco cultural e histórico. Desde sua fundação, a biblioteca tem se destacado em várias listas de referência, como as publicadas pela revista Time e pela empresa Civitatis. O espaço guarda obras raras, incluindo a primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572, e manuscritos significativos de autores como Camilo Castelo Branco e Gonçalves Dias.
Arquitetura e acervo
A fachada do Real Gabinete, inspirada no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, é considerada uma obra de arte. O prédio, inaugurado em 1887, é um convite à visitação, funcionando de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Além dos livros, a biblioteca tem diversas peças de arte, incluindo bustos de figuras importantes da literatura e história portuguesas.
Visitação e agendamento
Os interessados em conhecer o Real Gabinete podem agendar visitas guiadas pela internet. A consulta ao acervo deve ser feita via e-mail, onde o visitante solicita a obra desejada, que ficará disponível na data marcada. O espaço é acessível e está localizado a poucos minutos das principais estações de metrô do Centro do Rio.