Resposta ao ‘Tarifaço’: Internautas Brasileiros Lançam Campanha de Boicote a Produtos dos EUA

Em resposta às tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, uma onda de indignação tomou conta das redes sociais, culminando em um movimento de boicote a produtos americanos. A campanha, que ganhou força nesta semana, convoca os consumidores brasileiros a repensarem suas escolhas a partir desta sexta-feira (1º/8), data em que as novas taxas entram em vigor.

Circula na internet uma lista extensa, com mais de uma centena de produtos fabricados nos EUA, que estariam na mira dos consumidores. Marcas de refrigerantes, redes de fast-food, eletrônicos e plataformas de e-commerce estão entre os alvos do boicote, refletindo o descontentamento com a política comercial adotada pelo governo americano.

A iniciativa surge como uma resposta direta às sanções anunciadas pelo então presidente dos EUA, Donald Trump. A imposição de uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros desencadeou críticas e incentivou a organização do boicote como forma de pressão econômica. Vale lembrar que o Brasil não é o único país a adotar essa estratégia, com o Canadá tendo promovido ações semelhantes em resposta a ameaças tarifárias anteriores.

Paralelamente à mobilização popular, representantes do governo brasileiro buscaram o diálogo com os Estados Unidos para reverter a situação. Uma comitiva de senadores e o próprio vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, tentaram negociações com o governo norte-americano, embora o presidente Lula tenha manifestado pessimismo quanto ao sucesso das tratativas, declarando que “ninguém quer falar com Alckmin”.

Trump justificou as sanções tarifárias alegando uma relação comercial “injusta” entre os dois países. A medida repercutiu negativamente em diversos setores da economia brasileira, motivando a reação dos internautas e reacendendo o debate sobre a importância do comércio internacional justo e equilibrado.

Fonte: http://www.metropoles.com

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