A Receita Federal iniciou o pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, ano-calendário 2024, nesta quinta-feira (31/07). Um montante de R$10 bilhões está sendo distribuído para 7,22 milhões de contribuintes em todo o país. Este é o terceiro de cinco lotes de restituição, com os próximos pagamentos agendados para agosto e setembro.
A prioridade no recebimento da restituição é definida por critérios como idade, condição de saúde e fonte de renda. A ordem de prioridade atualizada neste ano beneficia, em primeiro lugar, contribuintes com 80 anos ou mais, seguidos por aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes ou portadores de moléstias graves. Professores também têm prioridade, assim como aqueles que usaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo Pix.
“No caso de empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade dentro do mesmo grupo”, ressalta a Receita Federal. Este lote contempla R$ 557,7 milhões destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo idosos e pessoas com deficiência. A maior parte dos recursos, no entanto, beneficia contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo recebimento via Pix.
Para verificar se a restituição está disponível, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, e clicar em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser realizada através do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
A restituição é depositada diretamente na conta bancária informada na declaração ou via Pix. Caso o depósito não seja realizado, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por um ano. Se o contribuinte não resgatar o valor nesse período, será necessário solicitá-lo através do Portal e-CAC, no site da Receita Federal.
Fonte: http://www.metropoles.com