Sete anos transformando vidas: Cursinho Popular da UEPG anuncia novas turmas com foco em inclusão e equidade

1
Cursinho Popular da UEPG anuncia novas turmas com foco em inclusão social. Projeto gratuito prepara alunos de escolas públicas para o vestibular e o Enem.
Cursinho Popular da UEPG anuncia novas turmas com foco em inclusão social. Projeto gratuito prepara alunos de escolas públicas para o vestibular e o Enem.

Ensino gratuito com foco em quem mais precisa

Financiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), o Cursinho Popular é executado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da UEPG. O objetivo é claro: democratizar o acesso ao Ensino Superior por meio de aulas preparatórias para vestibulares e Enem, voltadas a estudantes de escolas públicas, negros, indígenas, pessoas com deficiência e transgêneros.

“Nosso esforço atual é pela institucionalização do Cursinho Popular, para torná-lo um programa permanente de inclusão e permanência estudantil na UEPG e demais IES paranaenses”, afirma a coordenadora Silvana Oliveira.

Formação cidadã e docente

As aulas são semanais e presenciais, com foco em Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Espanhol, Inglês e História. Há previsão de expansão para Matemática e Biologia. O projeto também funciona como um laboratório de ensino, proporcionando vivência de sala de aula a licenciandos de Letras e História.

“É bom para todo mundo: para os alunos do ensino médio, para quem ensina e para nós, professores, que acompanhamos o progresso dos nossos acadêmicos”, explica Paulo Dias de Mello, professor do Departamento de História.

Histórias que inspiram

Nathaly Ferreira da Silva, 17 anos, sonha em cursar Engenharia de Software. Ela destaca a importância do cursinho para reforçar conteúdos prejudicados pela reforma do Ensino Médio. Já Miguel Assis Kernicki, que quer cursar Psicologia, diz que o curso ajuda a focar nos conteúdos exigidos pela UEPG.

Impacto social em números

Desde 2018, o cursinho já recebeu mais de 700 inscrições. Apenas entre 2023 e 2024, mais de 60 alunos foram aprovados na UEPG e em outras instituições públicas do Paraná.

“O impacto vai além dos números. É uma rede de apoio, acolhimento e transformação social construída a muitas mãos”, afirma a professora Júlia Ribeiro, egressa da UEPG.

Fique por dentro das notícias políticas também no instagram. Clique aqui!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here