Setor de Serviços Brasileiro Atinge Novo Recorde em Junho, Impulsionado pelo Transporte

O setor de serviços no Brasil demonstra resiliência e continua em trajetória de crescimento. Em junho, o volume de serviços expandiu 0,3%, marcando o quinto mês consecutivo de resultados positivos. Esse desempenho consolida um aumento de 3% no acumulado dos últimos 12 meses, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira.

O principal motor desse crescimento em junho foi o setor de transportes, que registrou um notável aumento de 1,5%. De acordo com Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE, esse avanço reflete um dinamismo maior na economia. “O transporte de cargas está relacionado com um dinamismo um pouco maior da economia, porque esse segmento está ligado ao escoamento de safra, insumos e bens industriais”, explica.

Além do transporte de cargas, o transporte aéreo de passageiros também contribuiu significativamente para o resultado positivo. Lobo destaca que a redução nos preços das passagens aéreas nos últimos três meses impulsionou a receita das empresas do setor. Esse aumento no volume de serviços elevou o setor a um novo patamar recorde, superando o pico anterior alcançado em outubro de 2024 e acumulando um ganho de 2% desde fevereiro.

Contudo, nem todos os segmentos apresentaram resultados positivos. Outros serviços (-1,3%) e serviços prestados às famílias (-1,4%) registraram as maiores perdas. Informação e comunicação (-0,2%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,1%) também apresentaram variações negativas, ainda que mais modestas.

Em relação à distribuição geográfica, 11 das 27 unidades da federação acompanharam o crescimento nacional, expandindo o volume de serviços em junho em comparação com maio. A próxima divulgação da PMS, referente a julho, está agendada para 12 de setembro, quando será possível avaliar a continuidade dessa trajetória ascendente.

Fonte: http://www.metropoles.com

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!