TikTok Shop chega ao Brasil com funcionalidades de e-commerce

Novidade permitirá compras diretamente na plataforma

TikTok Shop chega ao Brasil com funcionalidades de e-commerce
Foto: Pixabay — Foto: m: Pixabay

A nova função de loja no TikTok permitirá compras diretas na plataforma, com lançamento gradual no Brasil.

A função “loja” no TikTok acaba de ser liberada no Brasil. A partir desta quinta-feira (8), os usuários da rede social poderão fazer compras a partir de links nos vídeos postados, além de terem acesso a uma vitrine das varejistas instaladas na plataforma. Essa funcionalidade é uma novidade no país, que concentra um dos maiores públicos da plataforma em nível global.

Lançamento gradual e preparativos das empresas

Segundo informou o TikTok à reportagem, a função passa a ser disponibilizada gradualmente no Brasil, ou seja, ainda não aparece para todos os usuários. Muitas empresas já se prepararam para a novidade, como as varejistas de moda C&A e Riachuelo, além das marcas de cosméticos e beleza como Natura, O Boticário e L’Oréal. A função “loja” também estará disponível em sessões de vendas ao vivo (live shops) transmitidas pela rede social.

Expectativas do mercado

Um relatório recente do Santander destaca a chegada da loja do TikTok como um marco decisivo para o setor, que pode avançar ou perder espaço dependendo de como as empresas se comunicam com seus públicos na plataforma, que já conta com mais de 1 bilhão de usuários. O analista Ruben Couto estima que o TikTok Shop pode captar entre 5% e 9% do comércio eletrônico no Brasil até 2028, gerando até R$ 39 bilhões em volume bruto de mercadorias, com foco nos segmentos de moda e beleza.

O que o TikTok oferece aos vendedores

Em comunicado, o TikTok afirma que a ferramenta “ajuda a fortalecer as economias locais, apoiando empresas de todos os portes e perfis a lançar, desenvolver e expandir seus negócios”. Embora o percentual de comissão a ser pago ao TikTok pelas vendas não tenha sido revelado, a empresa disponibilizará uma plataforma de aprendizado online com recursos e ferramentas para instruir os interessados sobre como vender na rede social. Além disso, a ferramenta permitirá conectar criadores a vendedores por meio do marketing de produtos baseado em comissões, oferecendo novas oportunidades de monetização para os criadores de conteúdo.

Conclusão

Com a chegada da TikTok Shop, o Brasil se posiciona como um novo espaço para o comércio eletrônico, aproveitando a força da rede social e suas interações dinâmicas. O futuro do e-commerce na plataforma dependerá do engajamento e da adaptação das empresas ao novo formato de vendas.

Notícia feita com informações do portal: www.bandab.com.br

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!