Trechos das rodovias do Paraná receberão duplicações até 2027: impacto no trânsito e tarifas

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O Paraná inicia em maio a duplicação de trechos de importantes rodovias que vão melhorar a infraestrutura do estado. Ações devem impactar tarifas e tráfego até 2027.
O Paraná inicia em maio a duplicação de trechos de importantes rodovias que vão melhorar a infraestrutura do estado. Ações devem impactar tarifas e tráfego até 2027.

O Paraná vai ganhar mais duplicações em suas rodovias

A duplicação de trechos nas rodovias do Paraná, dentro do lote 1 de concessões, está programada para começar em maio, com expectativa de entrega até 2027. As obras, que envolvem trechos estratégicos, devem melhorar o fluxo de tráfego e a segurança nas vias. A concessionária Via Araucária, responsável pelo lote, já detalhou os pontos que receberão as obras.

Os trechos contemplados neste primeiro pacote de duplicação são:
• BR-277 (km 164 a km 175): entre Palmeira e Porto Amazonas.
• BR-277 (km 249 a km 266): em Irati, ligando ao entroncamento com a BR-373, acessando Guarapuava e Prudentópolis.
• PR-418 (km 5 a km 16): no Contorno Norte de Curitiba, passando por Colombo e Almirante Tamandaré.
• PR-423 (km 9 a km 35): entre Araucária e Campo Largo.

Além das duplicações, os trechos vão receber viadutos, faixas marginais e novos retornos, com o objetivo de melhorar a fluidez e segurança. A previsão é de que as obras sejam entregues até fevereiro de 2027, e os trabalhos começarão após a aprovação dos projetos pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e o licenciamento ambiental do IAT (Instituto Água e Terra).

Impactos no tráfego e nas tarifas

A concessão prevê que as duplicações gerem “degraus tarifários”, permitindo ajustes nas tarifas conforme as obras forem entregues. Com a conclusão, a concessionária deve duplicar 344 km dos 473 km administrados, promovendo um avanço significativo na infraestrutura viária do estado.

A Via Araucária destaca que as obras serão realizadas em várias frentes, com a intenção de minimizar os impactos no tráfego. Em momentos de necessidade, o trânsito será interrompido em horários de menor movimento, sempre com aviso prévio aos usuários.

Expectativa de início e andamento dos projetos

De acordo com Pedro Veloso, diretor de engenharia da Via Araucária, os processos de análise do projeto e licenciamento ambiental estão “em estágio avançado”. A concessionária espera iniciar as obras mais próximas de Curitiba ainda em maio, com as demais sendo iniciadas até julho deste ano.

A ANTT também está analisando os anteprojetos e aguardando a entrega dos projetos executivos para dar seu parecer final. Já o IAT, responsável pelo licenciamento ambiental, criou um setor específico para tratar desses casos e destacou que as obras são tratadas como prioridade no governo estadual.

Cronograma de duplicações futuras

O cronograma de duplicações vai se estender ao longo dos próximos anos, com o seguinte plano progressivo:
• 2028: 52,7 km de duplicações em Palmeira e Irati.
• 2029: 43,2 km de duplicações em Palmeira, Irati e Campo Largo.
• 2030: 32,9 km de duplicações em Irati.
• 2031: 39,15 km de faixas adicionais em Campo Largo.

A Via Araucária garante que, assim que as obras começarem, os usuários serão informados com antecedência através dos canais de comunicação da concessionária.

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