Trigo sofre com o clima: Paraná encerra plantio com queda de 27% na área cultivada

O Paraná encerrou nesta semana o plantio da principal cultura de inverno do estado. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, o trigo ocupa agora 833,4 mil hectares — uma queda de 27% em relação aos 1,13 milhão de hectares cultivados no ano passado.

Geadas atingiram lavouras no Norte

De acordo com o analista Carlos Hugo Godinho, do Deral, as condições estavam excelentes até 25 de junho. No entanto, as geadas impactaram lavouras em estágio reprodutivo, especialmente na região Norte do estado.

O Paraná encerra o plantio de trigo com queda de 27% na área cultivada e já espera os primeiros reflexos no volume colhido. A nova estimativa de produção será divulgada em 31 de julho. A tendência é que o número fique abaixo dos 2,7 milhões de toneladas projetados anteriormente.

Produção pode cair ainda mais

Na safra passada (2023/24), o Paraná colheu 2,3 milhões de toneladas. No ciclo anterior (2022/23), o volume havia chegado a 3,6 milhões. A expectativa para este ano depende do comportamento do clima nas próximas semanas.

Segundo o Deral, o Paraná encerra o plantio de trigo com queda de 27% na área cultivada, e a condição das lavouras preocupa. Hoje, 82% da área está em condição boa, 11% média e 7% ruim. Antes do frio intenso, 99% das plantações eram consideradas boas.

Falta de chuva é novo desafio

Outro fator que acende o alerta no campo é a longa sequência de dias sem chuvas em grande parte do estado. “As precipitações previstas para os próximos dias são aguardadas com muita ansiedade pelos produtores”, disse Godinho.

EM ALTA

MAIS NOTÍCIAS!